No total até ao momento foram envolvidas 30 estruturas/entidades da comunidade no projeto, desenvolvidas ações de capacitação para técnicos (130 horas) e envolvidos aproximadamente 160 participantes nas atividades previstas do projeto: Oficinas de Dança, Videodança e Fotografia. Este processo assegurado pela equipa técnica do MOSAICO, Inoventos e CIM do Cávado tem correspondido aos objetivos traçados, salientando-se a dinâmica de parceria que tem sido implementada e a adesão às atividades propostas que tem ultrapassado as expectativas iniciais.
Desta forma, uma nova atividade, visando estimular uma maior dinâmica e trabalho de equipa consistirá numa instalação artística itinerante que irá envolver uma cocriação entre os seis municípios, os parceiros (CACI’s) e a comunidade. Até ao momento no que respeita a adesão nas oficinas de dança foram envolvidos 121 participantes, com e sem deficiência, num total de aproximadamente 150 horas de sessões realizadas em seis grupos nos seis municípios e instituições parceiras (CACIS). Relativamente à atividade de Vídeodança até ao momento foram realizadas as filmagens nos seis municípios envolvendo a participação de 138 pessoas, com e sem deficiência, dos seis municípios.
Tendo em vista a componente musical da videodança foram realizadas recolhas de músicas populares portuguesas com grupos locais de idosos bem como recolhas de tradições incluindo a Desfolhada e os Lenços dos namorados que farão parte da mostra final. No que respeita a atividade de fotografia, ainda em curso e estando previstas seis sessões no total, foi realizada a primeira sessão em Amares envolvendo 36 participantes (idosos e pessoas com deficiência) subordinada à temática da Desfolhada e ao bordado dos Lenços dos namorados.
Apesar deste projeto estar ainda em curso salienta-se uma melhoria das aprendizagens decorrentes dos processos artísticos dinamizados. Um dos aspetos mais relevantes tem sido a adesão, interação e a partilha entre os diversos participantes e a construção de uma rede de parceiros envolvendo a comunidade intermunicipal e criando um real ambiente de inclusão social.